Acesse RIOTOnet

Segurança do Trabalho

Mais do que cumprir uma determinação legal, a empresa que preza pela saúde e pela integridade física de seus funcionários atua como agente do desenvolvimento social.

Essa preocupação também gera benefícios significativos para a própria organização, que passa a contar com colaboradores saudáveis e produtivos.

Pensando nisso, a Rioto oferece um programa completo que atua na prevenção, no rastreamento e no diagnóstico precoce de fatores que podem significar riscos à saúde do trabalhador.

O PPRA consiste em um conjunto de ações indispensáveis para a empresa que se preocupa com a preservação da saúde e da segurança de seus funcionários.

Todo o programa é baseado em uma avaliação completa do nível de exposição dos colaboradores aos riscos físicos, químicos e biológicos.

A partir dos resultados desse estudo são definidas medidas de controle, tais como: adequações físicas no ambiente, EPC (equipamentos de proteção coletiva), treinamentos, ferramentas de segurança, EPIS (equipamentos de proteção individual) e controle médico.

Os benefícios que esse programa oferece aos nossos clientes são garantidos por modernos equipamentos de avaliação e pelo know how de nossa equipe.

O programa de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também. É obrigatório para as empresas em que temos trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde.

Manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe).

Utilizam-se protetores quando ocorrem emergências, quando medidas de controle coletivo não são viáveis, ou enquanto não estão sendo implantadas ou estão em fase de implantação.

O PCMAT deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

  • Os laudos emitidos pela Rioto ajudam sua empresa a se manter em um ambiente saudável e alinhada aos preceitos legais.
  • Laudo periculosidade e insalubridade Normas atendidas: NR-16 e NR-15 – portaria 3214 do Mtb
  • Elaboração de LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Norma atendida: IN INSS/DC nº. 84 de 17 de dezembro de 2002.
  • Avaliações ambientais (agentes físicos e químicos) Normas atendidas: NR-9 e NR-15 - portaria 3214/78- Mtb.
Fornecemos todo o suporte necessário para a aquisição do AVCB, que será emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio.
Com o objetivo de diminuir e controlar o número de acidentes e doenças do trabalho, realizamos o dimensionamento, eleição, regularização e acompanhamento de sua CIPA.

Nossa equipe técnica está capacitada a realizar o atendimento pleno as Normas regulamentadoras da Portaria 3.214/78 do MTE, entre elas:

  • NR 01 – Implantação de Ordem de Serviço
  • NR 06 - Processo de implantação de EPI´s
  • NR 10 – Laudos de SPDA e Instalações elétricas
  • NR 11 – Adequação dos operadores de veículos Industriais
  • NR 12 – Análise e adequação de máquinas e equipamentos
  • NR 13 – Inspeção de vasos sob pressão
  • NR 33 – Mapeamento e identificação de espaços confinados
  • NR 35 – Laudo de ponto de ancoragem