Acesse RIOTOnet

MEDICINA DO TRABALHO

Mais do que cumprir uma determinação legal, a empresa que preza pela saúde e pela integridade física de seus funcionários atua como agente do desenvolvimento social.

Essa preocupação também gera benefícios significativos para a própria organização, que passa a contar com colaboradores saudáveis e produtivos.

Pensando nisso, a Rioto oferece um programa completo que atua na prevenção, no rastreamento e no diagnóstico precoce de fatores que podem significar riscos à saúde do trabalhador.

A estrutura técnica e pessoal mantida pela Rioto, faz de nossa empresa uma excelente alternativa para organizações de todos os portes e segmentos que desejam oferecer a seus funcionários um programa completo de controle médico e saúde ocupacional.

Para atender às necessidades específicas de nossos clientes relacionadas à prevenção e detecção precoce de agravos a saúde de seus funcionários, a Rioto desenvolve um plano de ação personalizado.

Nossos programas incluem exames médicos ocupacionais e laboratoriais, provas funcionais, relatórios estatísticos periódicos e anuais, ações de intervenção e palestras. Além disso, contamos com um serviço exclusivo de acompanhamento sobre todas as questões relacionadas à saúde dos colaboradores, realizado em parceria com o departamento de RH.

Principais ações do PCMSO

  • Exame admissional
  • Exame periódico
  • Retorno ao trabalho
  • Mudança de função
  • Exame demissional
  • Exames específicos

Controlar o nível de ruído no ambiente de trabalho e avaliar a capacidade auditiva dos funcionários é uma forma eficiente de prevenir problemas auditivos. A Rioto sabe disso, e conta com uma equipe altamente qualificada para realizar as seguintes ações dentro da sua empresa:

  • Avaliação dos fatores de risco do ambiente.
  • Definição de medidas de controle do ruído.
  • Palestras e cursos de educação e conscientização.
  • Monitoramento audiométrico.
  • Relatório da evolução auditiva dos funcionários por setores da empresa.

A Rioto oferece aos seus clientes um sistema informatizado completo que permite o registro das informações cadastrais de todos os colaboradores da empresa.

Podem ser armazenados dados como a atividade exercida pelo funcionário, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração desse agente, exames ocupacionais realizados, entre outros.

Por isso, tais informações constituem um importante recurso de gestão e avaliação de riscos ambientais, bem como o controle de saúde ocupacional.Essa ferramenta é disponibilizada pela internet e com total segurança.

A ciência já comprovou a estreita relação entre o bem-estar do trabalhador e a produtividade na empresa. O funcionário que trabalha “de bem com a vida” lida melhor com o trabalho em equipe e tem muito mais capacidade de enfrentar os obstáculos do dia-a-dia.Isso explica por que cada vez mais as empresas estão investindo em atividades que promovem a Qualidade de Vida.

Os programas de Qualidade de Vida desenvolvidos pela Rioto, contam com o apoio de nossa eficiente equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, professores de educação física, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

A metodologia inovadora utilizada por esses profissionais inclui avaliação de estilo de vida e hábitos dos colaboradores, a realização de exames laboratoriais como:

  • Glicemia, colesterol e triglicérides.
  • Coleta dos dados antropométricos como:
  • Peso, altura, IMC e pressão arteria.

Conforto e segurança são fatores essenciais para o bom desempenho de colaboradores que atuam em qualquer segmento. Daí a importância da análise das condições ergonômicas do ambiente de trabalho.

Essa solução oferecida pela Rioto atua na identificação de postos de trabalho ergonomicamente inadequados, na definição de medidas corretivas e na orientação dos funcionários sobre correção postural.

Com isso, a empresa e seus colaboradores se privam dos transtornos provocados pelo desconforto e pelas doenças ocupacionais..

Segurança do Trabalho

Mais do que cumprir uma determinação legal, a empresa que preza pela saúde e pela integridade física de seus funcionários atua como agente do desenvolvimento social.

Essa preocupação também gera benefícios significativos para a própria organização, que passa a contar com colaboradores saudáveis e produtivos.

Pensando nisso, a Rioto oferece um programa completo que atua na prevenção, no rastreamento e no diagnóstico precoce de fatores que podem significar riscos à saúde do trabalhador.

O PPRA consiste em um conjunto de ações indispensáveis para a empresa que se preocupa com a preservação da saúde e da segurança de seus funcionários.

Todo o programa é baseado em uma avaliação completa do nível de exposição dos colaboradores aos riscos físicos, químicos e biológicos.

A partir dos resultados desse estudo são definidas medidas de controle, tais como: adequações físicas no ambiente, EPC (equipamentos de proteção coletiva), treinamentos, ferramentas de segurança, EPIS (equipamentos de proteção individual) e controle médico.

Os benefícios que esse programa oferece aos nossos clientes são garantidos por modernos equipamentos de avaliação e pelo know how de nossa equipe.

O programa de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também. É obrigatório para as empresas em que temos trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde.

Manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe).

Utilizam-se protetores quando ocorrem emergências, quando medidas de controle coletivo não são viáveis, ou enquanto não estão sendo implantadas ou estão em fase de implantação.

O PCMAT deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

  • Os laudos emitidos pela Rioto ajudam sua empresa a se manter em um ambiente saudável e alinhada aos preceitos legais.
  • Laudo para enquadramento de atividades em condição de periculosidade e insalubridade Normas atendidas: NR-16 e NR-15 – portaria 3214 do Mtb
  • Elaboração de LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Norma atendida: IN INSS/DC nº. 84 de 17 de dezembro de 2002.
  • Avaliações ambientais (agentes físicos e químicos) Normas atendidas: NR-9 e NR-15 - portaria 3214/78- Mtb.
  • Ordem de serviço sobre medicina e segurança do trabalho Normas atendidas: NR-1 - Portaria 3214/78 do Mtb.
  • Análise preliminar de riscos e tarefas Norma atendida: NR-18 - portaria 3214/78-MTb
  • Estudo luminotécnico Norma atendida: NBR-5413 - ABNT

[[ AVCB ]]

[[ CIPA ]]

[[ AtendimentoNR ]]